skip to Main Content
Atencao Saiba Tudo Blog - Contabilidade no Belém do Pará | Ram Assessoria Contábil

Atenção! Saiba tudo sobre a renegociação de dívidas com desconto

Descubra como fazer a renegociação de dívidas com desconto

Tenha todas as informações de que precisa para fazer a renegociação de dívidas com desconto

Você sabia que pode fazer uma renegociação de suas dívidas com desconto? Isso não só é possível, como também está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)

De acordo com o artigo 52, “é assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos”. 

Portanto, quando há intenção de quitar uma conta, o fornecedor deve partir para renegociação da dívida com desconto, deduzindo juros e outros acréscimos onerosos.

Milhões de brasileiros estão nesta situação preocupante de devedor e seus nomes já constam no SPC ou Serasa. Isso prejudica sua pontuação (score) de bom pagador, podendo impedi-lo de fazer novos crediários e obter cartão de crédito, por exemplo. 

No entanto, há como reverter esse quadro de uma forma que caiba em seu bolso, fazendo a renegociação da dívida.

Diante de um cenário repleto de empresas e pessoas endividadas, os escritórios especializados propõem descontos e outros benefícios para quem quer negociar e pagar as suas dívidas. 

Continue a leitura conosco para saber mais sobre como realizar essa renegociação.

Leia também:

É possível fazer uma renegociação das dívidas com descontos. Veja o passo a passo!

Após identificar os débitos pendentes e suas origens, avalie as principais formas de negociar as dívidas com desconto. Outra recomendação é tratar, se possível, diretamente com o credor. 

Existem empresas especializadas em negociação de dívidas, e o mercado promove, de tempos em tempos, a realização de feiras para a renegociação. O que mais fazer?

Faça um planejamento

Antes de partir para a negociação de uma dívida, tenha a certeza de que poderá cumprir o acordo. Com a lista de suas dívidas em mãos, veja qual é a mais urgente. Para isso, fique atento aos juros. 

Quanto mais altos eles forem, mais rapidamente será necessário fazer uma renegociação do endividamento. 

Portanto, nem sempre a dívida maior é a mais perigosa. Verifique qual o valor atualizado da dívida por meio de documentos físicos e digitais. 

Faça as contas de quanto você pode pagar por mês e em quantas vezes, considerando não afetar ainda mais seu orçamento. 

Economize

Busque uma forma de cortar gastos em sua casa. Economize em tudo o que puder, como água, luz e telefone. 

Evite gastos supérfluos e desperdícios, focando somente no que for de fato necessário. Reflita também sobre o que pode ser cortado do orçamento sem afetar o seu dia a dia.

Não faça novas dívidas sem quitar as já existentes

Muita gente costuma fazer novas dívidas sem mesmo quitar as atuais. Não faça isso! Caso contrário, pode virar uma bola de neve e você terá que arcar com uma dívida infinita.

Não crie outras contas maiores

Prefira pagar tudo à vista para não se enrolar ainda mais. Se não tem dinheiro para comprar à vista, não compre.

Para cada dívida, um canal diferente

  • Cartão de crédito: entre em contato com o banco para saber as condições ofertadas de quitação. Escolha aquela que tenha menos juros e correção monetária.
  • Cheque especial: seja franco com o banco sobre sua situação financeira e veja quais são as formas de renegociação. Lembre-se que os juros do cheque especial são altos. Às vezes, a solução é fazer um empréstimo e quitar o cheque especial. Os juros do empréstimo são calculados com base no número de parcelas a serem pagas. Além disso, você pode adiantar o pagamento do empréstimo com desconto significativo.
  • Financiamento: nos casos de financiamento, vale a regra da quitação. Ao antecipar o pagamento das parcelas, há concessão de descontos pelo banco ou financeira sobre os juros incidentes proporcionais ao tempo de adiantamento.

Conte com a RAM Assessoria Contábil & Financeira para manter sua empresa saudável

Nada melhor do que contar com o suporte de especialistas contábeis para cuidar de suas finanças e ajudar você a manter seu negócio organizado, saudável e com as contas em dia, não é mesmo?

Desse modo, saiba que conosco, da RAM Assessoria Contábil & Financeira, você terá o suporte correto para tomar as melhores decisões em relação às suas finanças, o que envolve a renegociação de dívidas.

Portanto, entre em contato conosco para que possamos conversar sobre a melhor forma de resolver a sua situação.

CLIQUE AQUI PARA FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS!

Back To Top
Recomendado só para você!
 Passo a passo para quitar dívida com empresa falida Entenda,…